SEMANA DA ENFERMAGEM DIA 1

SEMANA DA ENFERMAGEM 2022

E começamos a semana da enfermagem 2022 da escola CETEP. Este ano a programação se baseou em homenagens aos profissionais da enfermagem. Em suas falas de Abertura, o Diretor presidente e organizador geral do evento Evandro do CETEP falou sobre a semana da enfermagem e da importância desta profissão e a Diretora Pedagógica Camila Soares , também em seu discurso de abertura ressaltou a importância do papel profissional do enfermeiro e do Técnico de enfermagem para a saúde pública dando segmento com o início das apresentações dos alunos falando de Florence Nightingale e da sua luta e amor pela enfermagem mostrando que a enfermagem é sim uma profissão que deve ser exercida com amor, o amor ao próximo.

VAMOS CONHECER AS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

FLORENCE NIGHTINGALE foi filha de pais ingleses abastados, ela nasceu em 12 de maio de 1820, na cidade de Florença, Itália, daí o seu nome. Florence teve uma educação aristocrática, e aprendeu diversos idiomas, como o grego, latim, francês, alemão e italiano. Estudou ainda história, filosofia, matemática e estatística. Muito religiosa, interessou-se por ajudar os pobres, doentes e desvalidos, amenizando lhes o sofrimento. No desejo de realizar-se como enfermeira, freqüentou irmandades religiosas que trabalhavam com assistência a doentes.

Alunas intérpretes da Florence

Em 1854 , quando a Inglaterra e a França eram aliados da Turquia na guerra da Criméia contra a Rússia, os hospitais militares ingleses viviam um verdadeiro caos. O exército britânico estava prestes a ser derrotado, em grande parte devido às doenças, à desorganização, ao frio e à fome. Muitos soldados foram contaminados pelo cólera, e as primeiras batalhas foram feitas por homens exauridos por diversas doenças. Os jornais ingleses criticavam duramente a administração dos hospitais militares, o que motivou o Ministro da Guerra a convidar Florence Nightingale para integrar o corpo de enfermagem britânico como enfermeira–chefe do exército.

Como era solteira, trabalhava fora de casa e agia de acordo com suas próprias idéias, servindo de exemplo para outras mulheres e contribuindo para impor respeito ao papel da mulher na sociedade. Ela só parou de trabalhar quando ficou completamente cega, em 1901. Morreu em Londres, aos noventa anos de idade.

Ana Nery foi nascida em Vila Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, ela, sem dúvidas, tornou-se figura marcante, não apenas para a Enfermagem, mas também para a História do Brasil. Depois de mais de 140 anos da sua morte, o seu legado continua firme na memória nacional.

Apontada na história como a heroína brasileira, Anna Justina Ferreira Nery foi responsável por prestar serviços voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) em hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá. Entenda mais detalhes dessa figura importante para o país.

AS TURMAS DO CETEP

No primeiro dia de evento da semana da enfermagem, nossos alunos das turmas do ensino médio técnico e as turmas N73 fizeram uma impactante apresentação da personagem histórica Florence Nightingale. A turmas mostraram nas atuações a trajetória desta personagem desde sua juventude até suas participações na ação do bem para com soldados de guerra. Hoje, Florence é considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Turma do ensino médio técnico

Turma N72

Já a turma N72, fez uma narração da história da primeira enfermeira do Brasil. Ana Néri. Nos atos da apresentação, os alunos mostraram sua história de vida e sua atuação mesmo não sendo uma enfermeira de profissão.

As turmas fizeram a abertura da semana da enfermagem da escola CETEP dando um show no palco do auditório da escola.

PALESTRAS

Após as apresentações, os nossos alunos tiveram uma incrível palestra motivacional com o Professor Sidney.

Em seu tema: Os desafios do cotidiano e as estratégias para superá-los, o professor Sidney mostrou como lhe dar com os desafios da vida, principalmente os que mais nos desestimulam e com isso superá-los para que possamos galgar degraus na vida sentimental e profissional afim de nos realizarmos nas principais áreas da vida.

Fontes:

– Dr. Lauro Arruda Câmara Filho

– Educa mais Brasil

 

Para ver mais fotos clique AQUI

Deixe um comentário

Rolar para o topo