Fechar as escolas não é a melhor solução!

A Sociedade Educacional Águas Lindas, mantenedora das escolas CETEP e CES, vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à medida de fechamento dos estabelecimentos de ensino no Município de Águas Lindas de Goiás adotada pelo prefeito deste Município em conjunto com o Ministério Público do Estado de Goiás no dia 05/03/2021.

O ENSINO PRESENCIAL É ESSENCIAL!

A ESCOLA É UM LOCAL SEGURO!

Afirmamos isto por entender que crianças e adolescentes em ambiente escolar não prejudicam o enfrentamento à pandemia, na verdade são a classe com menor índice de mortalidade e de transmissibilidade da doença.

Ao fechar estabelecimentos de ensino o Ministério Público está em verdade atribuindo à criança a culpa pela INEFICIÊNCIA ESTATAL demonstrada na ineficácia para controle e fiscalização da pandemia, entendemos que outros fatores são os culpados pelo estado atual, quais sejam:

Leitos de UTI em pequena quantidade por conta do fechamento do Hospital de Campanha, do Sucateamento do HMBJ e pela demora na inauguração do Hospital HUGO 9 neste município;
Aglomerações em ambiente público sem nenhuma fiscalização;
Atraso na entrega de vacinas, e política pública ineficaz de enfrentamento da Pandemia;
Entendemos que o poder público ao adotar o fechamento das escolas está impedindo a criança de obter uma educação de qualidade, ademais, está degradando a sanidade mental da criança e do adolescente, bem como retardando o seu desenvolvimento escolar, social e cognitivo. O Ministério Público do Estado de Goiás, ao adotar o fechamento das escolas está afrontando sua obrigação constitucional de garantir proteção à criança e ao adolescente.

Nos resguardamos ao entendimento de que o dever de proteção ao direito da criança e do adolescente é absoluto, nós da Sociedade Educacional Águas Lindas temos como premissa a educação de qualidade, o bem estar da criança e do adolescente e o seu desenvolvimento saudável, e vamos lutar até o fim para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos.

Ao contrário do Poder Público que adota de forma ditatorial o fechamento de escolas como medida de enfrentamento à COVID-19, entendemos que o caminho da EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É A ÚNICA SAÍDA PARA UM FUTURO MELHOR, fazemos isso na esperança de que nossas crianças no futuro não repitam os erros grosseiros cometidos pelos gestores atuais.

Contamos com o apoio de pai e mães satisfeitos com os protocolos adotados por nossa escola para o ensino presencial em tempos de pandemia, e esperamos a compreensão do poder público bem como sua imediata reavaliação da decisão de fechamento das escolas.